Consultório            Facebook           Instagram            YouTube            Página Inicial


27.7.10

PASSADO AMOROSO E CONFIANÇA CONJUGAL

Qualquer pessoa que inicie um namoro sabe com certeza que a pessoa que ama já teve outras relações amorosas, mais ou menos significativas, e, independentemente dos ciúmes ou da curiosidade de cada um, há uma pergunta que todos fazem: “Será que estas relações estão completamente resolvidas?”. À medida que a relação vai evoluindo e que os membros do casal se vão expondo mais e mais, a confiança cresce e, mesmo que a pergunta não seja verbalizada, a resposta acaba por surgir. Precisamos de sentir que o amor que aquela pessoa proclama ter por nós é fruto de segurança emocional, e, para isso, precisamos de saber que os namoros ou casamentos do passado ficaram bem arrumados no passado. Claro que quando há filhos dessas relações o vínculo manter-se-á para sempre, mas essa é das poucas excepções em que, aos olhos de quem ama, faz sentido manter o contacto com o/a “ex”.

Como existem diferenças muito significativas de pessoa para pessoa e sobretudo porque a história de cada casal é única e especial, surgem muitas vezes conflitos sérios a propósito desta questão. Lembro-me de um casal com quem trabalhei que pediu ajuda terapêutica precisamente porque a mulher não estava a saber lidar com o facto de o marido ter guardado no seu computador pessoal uma pasta com fotografias recentes da ex-mulher (e que tinham sido descarregadas da sua página do Hi5). Noutro caso clínico, o marido não entendia porque é que a mulher continuava a manter contactos telefónicos com um ex-namorado, e mais, às escondidas. O senhor que descarregou as fotos da ex-mulher saberia certamente que se a sua mulher encontrasse aquela pasta ficaria magoada – por isso é que a escondeu. E a senhora que mantinha contacto com o ex-namorado não tinha qualquer intenção de voltar a envolver-se romanticamente com este, mas ocultava os telefonemas, que considerava inofensivos, para evitar que o marido se aborrecesse.

Em qualquer relação conjugal a confiança é crucial para a consolidação da intimidade. Tanto num caso como no outro houve alguém que deliberadamente escolheu manter segredos em relação ao cônjuge e as duas situações só foram reveladas porque o outro andou a bisbilhotar. Estes comportamentos “à detective” são em si mesmos prejudiciais à estabilidade e à confiança numa relação. As duas situações ilustram bem os ciclos viciosos em que tantos casais se encontram – quando um dos cônjuges começa por ocultar alguma coisa, há uma probabilidade relativamente elevada de o outro se sentir inseguro e de começar a investigar no sentido de descobrir o que está a ser escondido.

Mesmo que o que está a ser ocultado seja efectivamente inócuo, pelo menos aos olhos de quem oculta (porque se sente seguro em relação aos seus afectos), é praticamente inevitável surgirem ciúmes, insegurança, desconfiança, ansiedade e até a sensação de se estar a ser traído. Claro que na generalidade dos casos (e nestes dois também), a pessoa que esconde alguma coisa justifica o seu comportamento com os ciúmes e o controlo serrado do cônjuge usando frases como “Eu já sabia que ele/a iria armar um escândalo”, “Ele/a não confia em mim e leva-me a ter de esconder” ou “Faço-o para evitar problemas”. A verdade é que quando alguém oculta alguma coisa pode muito bem não ter qualquer malícia por detrás do seu comportamento, mas revela fracas competências relacionais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Terapia Familiar e de Casal em Lisboa